Sunday, March 18, 2007

Fidel Castro pode regressar ao poder


O Presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcon, disse que Fidel Castro estará em perfeitas condições para se candidatar à reeleição ao cargo de deputado, primeira etapa para a recondução à presidência.


Segundo o sistema eleitoral de Cuba, o chefe do estado é eleito pelo Parlamento e o processo terá início dentro de alguns meses.
O líder cubano não é visto em público desde que foi submetido a uma delicada intervenção cirúrgica em Julho do ano passado.
As declarações de Alarcon foram feitas depois de uma sessão parlamentar para discutir as próximas eleições.
"Em Março de 2008, Cuba estará pronta a realizar eleições que deverão incluir Fidel Castro", disse Alarcon.
O chefe do parlamento cubano disse que Fidel Castro se estava a concentrar na recuperação e reabilitação de modo a poder candidatar-se à reeleição como deputado.
"Ele não abandonou as suas funções, tem tomado parte nas principais decisões e assumido as suas responsabilidades de uma forma diferente porque está doente, foi submetido a uma intervenção cirúrgica e está a recuperar. Até que ponto e de que modo e quando irá voltar a fazer as coisas como dantes é algo que lhe caberá decidir", disse Ricardo Alarcon.
O processo de escolha de candidatos à Assembleia Nacional começará dentro de poucos meses e segundo correspondentes, será o primeiro passo para a recondução do líder cubano que é eleito pelos deputados e não directamente pelo povo. Apenas podem concorrer candidatos aprovados pelo Partido Comunista.
O presidente do parlamento disse que tem mantido frequentes contactos com Castro nos últimos tempos e acrescentou que apesar do líder cubano ter cedido o poder ao irmão, não havia renunciado.
Alarcon não explicou se Raúl Castro permanecerá no poder caso Fidel recupere o suficiente para retomar funções a tempo inteiro.

No comments: